sábado, 2 de dezembro de 2017

Carlinhos Brown

Carlinhos Brown, nome artístico de Antônio Carlos Santos de Freitas, (Salvador, 23 de novembro de 1962) é um cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural brasileiro. Na Espanha também é conhecido como Carlito Marrón.

Seu nome artístico consta ser uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, lideres da música negra da década de 70, ídolos do funk e da soul music.

Começou apreendendo a tocar pandeiro e, paulatinamente, foi dominando todos os intrumentos de percussão.

Carlinhos tornou-se um dos instrumentistas mais requisitados da Bahia no início da década de 80. Em 1984 tocou na banda Acordes Verdes, de Luiz Caldas. Foi um dos criadores do samba-reggae e, em 1985, fez parte da banda de Caetano Veloso no disco Estrangeiro. Nesta participação, sua composição "Meia Lua Inteira" fez muito sucesso o Brasil e no exterior. Ainda em em 1985, o próprio Luiz Caldas gravou “Visão de Cíclope”, primeira composição de Carlinhos Brown e um dos sucessos mais tocados nas estações de rádio de Salvador.

Em seguida surgiram “Remexer”, “O Côco” e “É Difícil”, composições suas interpretadas por outros artistas, que lhe renderam o troféu Caymmi, um dos mais importantes da música baiana. Participou também de tournês mundiais com João Gilberto, Djavan e João Bosco.

Na década de 90 projetou-se nacional e internacionalmente como líder do grupo Timbalada. Este grupo reuniu mais de 100 percussionistas e cantores, chamados de "timbaleiros", a maioria jovens pobres do bairro do Candeal, onde nasceu o compositor.

Gravou oito CDs e fez tournê por vários países do mundo. Em 1993 foi indicada pela Revista Billboard como "o melhor CD produzido na América Latina".

Após o sucesso da Timbalada lançou em 1996 discos solo (Alfagamabetizado e Omelete Man), onde atuou como cantor, compositor e instrumentista.

Como Hermeto Pascoal, Carlinhos ficou famoso também por conseguir tirar ritmos de tonéis de lixo e baldes com água, realizando o experimentalismo.

Além da Timbalada, desenvolve outros projetos paralelos na Bahia, dentre os quais: Bloco Timbalada, Candyall Gueto Square, Estúdio Ilha dos Sapos, Trio Elétrico Mr. Brown, Lactomia e Associação Pracatum Ação Social – APAS.

Em 2002 fez grande sucesso nas rádios brasileiras, cantando com Arnaldo Antunes e Marisa Monte em Os Tribalistas. O sucesso "Já sei namorar" ficou em primeiro lugar nas principais rádios do Brasil. A segunda canção do trabalho, "Velha Infância", tornou-se trilha sonora de uma novela da Rede Globo. Em 2003 Os Tribalistas ganhou os prêmios de melhor CD, DVD e melhor canção, com "Já sei Namorar", no Multishow de Música Brasileira.

Realizou, na Espanha, quarenta espetáculos, entre os meses de maio e julho de 2005. Nos cinco "Carnaval Movistar", o artista brasileiro transformou por algumas horas as ruas de Bilbao (21 de maio), Barcelona (28 de maio), Madrid (18 de junho), Sevilha (26 de junho) e Valência (17 de julho), em Salvador Bahia.

Esta turnê acabou em 27 de agosto em Alcalá de Henares (Madrid) e levou o artista em maio a Albacete e Tomares (Sevilha) e em junho a Girona, Logroño, Salamanca, Jaén, Corunha, Valladolid, Saragoça e Castela e Leão.

Entre outras cidades, o cantor se apresentou em julho em Córdoba, Tenerife, Gran Canária, La Palma, Valência, Gijón e no Festival Pireneus Sul e em agosto em Pinto (Madrid), Pontevedra, Alicante, Gandía, Bilbao, Malhorca, Serpa e Lagos em Portugal. O cantor, maior fenômeno da música baiana na Europa, foi seguido por outras bandas e cantores no mesmo passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário