segunda-feira, 12 de março de 2018

Quinteto da Paraíba

O Quinteto da Paraíba foi criado em 1989 e desde então, a sua carreira tem sido sublinhada pelo êxito. Este traço se amplia e se adensa a cada CD gravado ( 4 pela Kuarup-Rio de janeiro,1 pela Nimbus Record-Londres ,1 pela Chita -Discos, uma Produção Independente e um CD e DVD em parceria com o cantor e compositor Chico César pela Biscoito Fino) e a cada apresentação em público.

O Grupo que é formado por renomados Instrumentistas da Paraíba, é considerado um dos melhores Ensambles em atuação no Pais e foi apresentado pelo selo Kuarup como : “Uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos,”um quinteto de cordas com técnica de música de câmara e suingue de música popular”. O Quinteto da Paraíba surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores brasileiros, mas é no Nordeste do Brasil que encontra sua mais pura inspiração.

Embaixador desta rica vertente musical, o grupo que é considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial conquistou méritos da crítica especializada nacional e internacional. A conceituadíssima revista “The Strad” de Londres, enalteceu os valores do Quinteto da Paraíba em matéria especial, assim como as revistas “Gramophone”, ” Classic FM Magazine”, “Repertoire” e “Diápason”, brindaram o grupo com elogiosas criticas.

No Brasil, o Quinteto se tornou conhecido do grande público pela sua participação na trilha sonora do premiadíssimo filme “Central do Brasil” e constantes aparições nas TVs Cultura, Educativa, Senac, Senado e Globo, em Concertos, Workshops e programas ao vivo, assim como pela sua participação nos mais importantes festivais de música do pais. Em 2007 o Quinteto se apresentou junto do cantor e compositor Chico César na abertura dos Jogos Panamericanos, no Estadio do Maracanã no Rio de Janeiro.

O Quinteto da Paraiba já se apresentou na América do Sul ( Chile, Argentina) e Europa ( Austria, Belgica, França, Espanha, Italia, Holanda e Portugal). O Quinteto participou em 2008 da gravação do CD “Labiata” do cantor e compositor Lenine, que teve a faixa “Martelo Bigorna” na trilha da novela “O Caminho das Indias” da Rede Globo. A música “Martelo Bigorna” de Lenine com arranjo de Xisto Medeiros e interpretada pelo Quinteto ganhou o Grammy Latino de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário