segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Xangai

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai (Itapebi, Bahia, 20 de março de 1948) é um cantor, compositor e violeiro brasileiro. Muitas pessoas acreditam que ele nasceu na cidade de Vitória da Conquista, porém foi na zona rural da cidade de Itapebi, as margens do Rio Jequitinhonha no extremo sul da Bahia que veio ao mundo Eugênio Avelino.
Biografia
Filho e neto de violeiros, ainda menino fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa.
Seu pai era proprietario de uma sorveteria chamada Xangai, dai se originando o seu apelido e atual nome artistico.
No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, "Acontecimento", com destaque para as musicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta Mata Serenou.
Apresenta na rádio Educadora da Bahia o prograna Brasileirança, onde contribui para a divulgação da cultura musical da região nodestina brasileira.
É considerado como o melhor intérprete de Elomar, propiciando inclusive a facilitação do entendimento das composições deste compositor clasificado como erudito por muitos.
Participou, junto ao cantor Waldick Soriano, dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, sendo o derradeiro na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007.
"Xangai, um cantor, um artista, um menestrel, um dos maiores poucos gatos pingados e tresloucados sonhadores-de-mãos-sangrentas-contrapontas-afiadas inimigas. Remanescentes que teima guardar a moribunda alma desta terra. Que também vai se atropelando contra a multidão de astros constelados que fulgurantes espargem luz negra dos céus dos que buscam a luz. Lá vai ele recalcitrante e contumás cavaleiro, perdulário da bem querência que deixa a índole dissoluta de um pobre povo que habita o espaço rico de uma pátria que ainda não nasceu(…)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário